Ei! Não deixe de visitar as outras páginas!

sábado, 1 de junho de 2013

Introdução - Marujos-artistas "naïfs" expõem na ilha de Faial (Açores/Portugal) - 0


"Baleeiro" - Faial - Açores - maio de 2013 - foto de Fernando Costa





INTRODUÇÃO


Em homenagem a todos os corajosos marujos e seus intrépidos veleiros, que passaram pela movimentada marina de Horta, na ilha de Faial, decidi criar esta nova série de posts, que mostrará aos amigos leitores algumas das belas pinturas em arte "naïf", no melhor sentido do termo naïf, que eles realizaram ao longo do

tempo. Se esses marujos e marujas são "naïf" na arte da pintura, na arte-zen de velejar, com certeza, são todos eruditos. Porque? Porque não se navega até os lusitanos Açores por acaso. Pra se velejar até os Açores é preciso ter sal nas veias. Poucos brasileiros passaram por aqui, é verdade, mas dentre eles está a gentil Andy do "Baleeiro", ex-Galdo, que muito me ajudou com ótimas informações sobre o Caribe, quando lá estive (ilha de Saint Martin) há três meses atrás. Mais uma vez obrigado Andy e muito bons ventos! Durante o longo tempo que fotografei essas curiosas e numerosas pinturas-marcos-testemunhas aqui da marina de Faial, fiquei pensando, pensando, pensando... e uma fantasia me veio à mente. Fantasia do Fausto de Goethe. Fantasia de pessoa insaciável. Gostaria de experimentar num mesmo dia todos os prazeres, e só os prazeres, que todos esses marujos e marujas auferiram navegando até a ilha de Faial... Penso antes de tudo numa boa velejada. Sim, uma velejada de uma hora, a melhor de toda a viagem... Que coisa boa uma velejada com o vento que a gente mais gosta, não amigos velejadores?

Fernando Costa

PS:. - Porque o precipitado "Viking Lars" não registrou nossa chegada a Faial com uma pintura original? Porque  não havia tinta a bordo... Foi a desculpa esfarrapada que ele me deu. Ponto contra a Dinamarca! :( Vantagem pro Brasil! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários, críticas ou elogios farão meu blog evoluir. Obrigado por participar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...